Mensagem

MÉTODOS: Quantitativos, Qualitativos e Mistos.

SOFTWARES: Maxqda, Sphinx etc.

domingo, 27 de novembro de 2016

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE (CIFDPD)



Data: 14 a 16 de dezembro de 2016.

Local do Evento: Hotel Fazenda Mato Grosso. Fone:(65) 3315-1200/Cuiabá-MT.

CONTATOS: cifdpd@gmail.com /65 3613640/3613-6324



REALIZAÇÃO:


FINANCIAMENTO:

APOIO:


TRANSMUTARE - Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional DocenteCNPQ/Universidade Federal Tecnológica do Paraná - UFTPR

PPGECM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Unemat- Barra do Bugres

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (SEDUC-MT)/Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação Básica em parceria com o Grupo de Pesquisa Educação Políticas Públicas e Profissão Docente (EP3D/CNPq); Laboratório de Metodologia Científica (LMC/UNEMAT); Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT – Barra do Bugres) e o Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente Transmutare, do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), convidam Vossa Senhoria para participar do II CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE (CIFDPD), cujo objetivo é promover discussões críticas de modelos, políticas e ações formativas baseadas em investigações científicas e experiências profissionais da área de formação docente (inicial e contínua) e do desenvolvimento profissional docente e avaliação de desempenho, tanto na educação básica quanto no ensino superior; bem como, articular relações de intercâmbio entre Educação Básica e Superior no contexto nacional e internacional. Para alcançar esses objetivos contam com uma rede de pesquisadores nacionais e internacionais da área. O CIFDPD tem como público professores, gestores e técnicos da educação. Assim, vossa presença é de fundamental importância.

Programação do CIFDPD

14 de dezembro de 2016

8 h às 9 h – Credenciamento.

9 h – Mesa de abertura: autoridades: SEDUC-MT, UNEMAT, UFMT, IFMT, SECITEC, CEE.

10 h às 12 h - Conferência de Abertura:
Formação dos profissionais da educação básica: políticas, diretrizes e desafios. Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado - UFG/Conselho Nacional de Educação.

14 h as 17 h - Mesa Temática Internacional - Formação Docente: modelos e experiências I.

1 - De Doctores a Trabajadores. Cambios en el perfil docente en el Uruguay a lo largo del siglo XX.  Prof. Dr. Fernando Pesce Guarnaschelli. Universidad de la República.

2 -  Profesionalización y desarrollo profesional docente. Profª. Drª.  Gabriela Varela - (CFE-ANEP).

3 - Estratégias para a ampliação e consolidação da profissão docente: formação em serviço. Profª. Drª.  Monica Coronado – Universidad Nacional de Cuyo -  Argentina.


15 de dezembro de 2016

08 h às 12 h – Mesa Temática Estadual: Formação e desenvolvimento Profissional Docente em Mato Grosso.

1 - Formação e desenvolvimento profissional docente: perspectivas e desafios na internacionalização de currículos. 
Profª. Drª. Edna Lopes Hardoim – UFMT.

2 - Desenvolvimento Profissional na Educação Profissional e Tecnológica em Mato Grosso: o caso das Escolas Técnicas Estaduais de EPT. Profª. Drª. Marcia Helena de Moraes Souza – SECITEC.
3 - UNEMAT - Pesquisador a Confirmar;
4- Os Desafios da Formação de Professores na Rede Federal: o IFMT em pauta. Profª Drª Marilaine Alves Costa - IFMT;
5 – SINTEP -  Pesquisador a Confirmar;
6 – Profissionalização e Valorização Docente. Profª Drª Josete Maria Cangussu Ribeiro - ADUNEMAT.

14 h às 17 h -  Mesa Temática Internacional: Formação Docente: modelos e experiências II

1 - Formação Docente: modelos e experiências – I Modelos de formación docente en Uruguay: pasado y proyección futura. Prof. Dr. Fernando Pesce Guarnaschelli. Universidad de la República.

2 - Experiencias inovadoras em la formacion inicial de professores. Profª. Drª.  Gabriela Varela. Consejo de Formación en Educación - (CFE-ANEP).

3 - Desarrollo profesional docente y resignificación de la   educación continua: la experiencia   del   Programa de Educación Continua para el Magisterio. Profª. Drª.  María Gabriela Martini. Universidad de Chile.


16 de dezembro de 2016
8 h às 12 h – Mesa Temática Nacional:     Formação e desenvolvimento profissional docente.
1 - Desafios e trajetórias para o desenvolvimento profissional docente. Profª. Drª. Marielda Ferreira Pryjma – UFTPR.
2 - O desenvolvimento profissional docente: da base legal prescrita às práticas em construção. Prof. Dr. Oseias Santos de Oliveira – UFTPR.
3 - A realidade em diálogo com a dimensão política: elementos de uma formação emancipatória. Prof. Dr. Mauricio Fagundes – UFTPR.
4 - Desenvolvimento profissional em Curitiba - avanços e tropeços entre as políticas e as práticas de formação docente. Profª. Drª. Claudia Madruga Cunha – UFPR.

14 h as 17 h -   Reunião do Comitê Científico.

sábado, 4 de junho de 2016

Autenticidade de Textos com DOC x WEB

"Este é o sistema DOCxWEB, cujo objetivo é comparar o conteúdo de documentos com o conteúdo espalhado pela Web.
Esta ferramenta pode ser usada para verificação da autenticidade de documentos como monografias, artigos, trabalhos escolares, etc.
Para usar efetivamente o sistema, primeiramente você deve realizar o cadastro para depois efetuar o login. Após o login, use a opção 'Pesquisar' e cole o texto a ser verificado e salve a pesquisa. O sistema então irá disponibilizar as pesquisas gravadas na 'Lista de Pesquisas' para possibilitar o acompanhamento do processamento e visualização dos resultados." FONTE: DOCxWEB

sábado, 23 de abril de 2016

Avaliação e Garantia do Direito à Educação/Aprendizagem

Kilwangy kya KAPITANGO-A-SAMBA[1]
Irene de Souza COSTA[2]

Os atos de avaliar e gestar são inerentes ontologicamente aos seres humanos. Em todas as nossas atividades e ações avaliamos e gestamos constantemente, para produzir resultados desejados. Todas as nossas ações são planejadas para adquirir sucesso, isto é, para alcançar os resultados. O ato de ensinar não é diferente, também é planejado para alcançar com sucesso o resultado: a aprendizagem dos estudantes. A avaliação tem a função de garantir esse sucesso, a saber: alcançar o resultado exitoso, que é a aprendizagem efetiva. Ela é sinalizadora da satisfação dos resultados, em sua qualidade desejada e plausível. Avaliação não deveria ser pontual porque ela é dinâmica e não classificatória, mas processual (feita antes, durante e depois), porque permite verificar o conhecimento anterior, o atual, e prever o conhecimento futuro do estudante avaliado. A avaliação não é exclusiva, mas inclusiva, porque com ela não se conclui que o estudante não sabe, mas que ainda está a construir o saber e deve ser auxiliado a conhecer, a ser autor e a compreender e construir o conhecimento, em forma de registro próprio. Ela é inclusiva porque indica necessidades de aprendizagens que permitem desencadear intervenções pedagógicas para mediar o estudante a aprender de forma adequada.
A avaliação tem de ser útil, ética, confiável, credível e deve contribuir para auxiliar-nos a resolver problemas e a criar bem-estar para os indivíduos, as organizações e a sociedade. Daí é importante ressaltar que a forma como se planeja, se desenvolve o processo de recolha de informação, se organiza e se divulgam seus resultados (FERNANDES, 2013, p. 12) determina o alcance do pretendido com avaliação. Emerge assim o desafio que vai além da simples capacidade de produzir, armazenar ou transmitir informações, mas reconhecer o que é importante saber (ensinar e aprender), por que e como utilizar as informações para tomar decisões estrategicamente relevantes para promover melhoria dos processos de ensino, aprendizagem e gestão educacional. 
Assim, avaliar não é resolver problemas, mas adquirir indicadores de qualidade do resultado esperado na execução da ação educativa. A resolução de problemas cabe aos atores (docentes, discentes, gestores, organizações educacionais) auxiliados pela avaliação. Esta, por sua vez, precisa ser praticada com rigor lógico e metodológico (metodologia de investigação científica e de ensino), na coleta e tratamento de dados e no uso de resultados da avaliação, respectivamente. A avaliação permite demonstrar que não somente os estudantes precisam ser auxiliados a aprender de forma coerente, mas também as organizações educacionais, por isso, ela permite fazer com que a Escola também se avalie, para alcançar seus resultados e tomar decisões baseadas em evidencias na solução de problemas educacionais. Avaliação permite fazer mudanças de culturas individuais e organizacionais, de forma crítica e metodologicamente coerente. Nesse sentido, classificar ou desclassificar e aprovar ou reprovar não são sinônimos de avaliação, eles não produzem ações estratégicas que levam ao planejamento, à tomada de decisão e a mudanças culturais, pois, avaliação é “um movimento de reflexão sobre a prática que nos coloca sempre duas questões: o que deveríamos fazer e o que podemos fazer. A responsabilidade avaliadora ou do avaliador é a de tornar melhor o que é feito. Transformar, para melhorar, a ação realizada”. (KRUG, 2002, p. 64).
É com essa preocupação que a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc) lançou a Avaliação Diagnóstica do Ensino Público Estadual de Mato Grosso (ADEPE-MT), que produzirá indicadores de aprendizagem de entrada, anterior ao ano escolar em que os estudantes se encontram, a ser completada com avaliação processual (durante) e de saída (depois). As três avaliações estão previstas para integrar a avaliação educacional da aprendizagem dos estudantes (AVALIAMT), que será constituída em Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Mato Grosso (SAEMT). Trata-se de uma ação estratégica do Estado de Mato Grosso, a ser implementada como política pública estadual pela SEDUC-MT. A ADEPE-MT está sendo desenvolvida pelo Núcleo de Avaliação, Investigação e Análise de Dados Educacionais-NAIADE, da SEDUC-MT, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.
A ADEPE-MT se caracteriza como uma avaliação externa, por parte de seu processo acontecer fora da escola. A matriz utilizada para sua elaboração teve como referência as Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso, a análise dos diários de classe das turmas avaliadas, as matrizes curriculares das escolas estaduais, dentre outros instrumentos. É uma avaliação de larga escala por envolver aproximadamente 163.214 estudantes. É também, amostral por ser um modelo aplicado à uma parcela estatisticamente representativa do contingente de estudantes matriculadas em todas as escolas estaduais urbanas a serem avaliadas. E, ainda, modelada para ser de cunho censitário e oferecer dados amplos sobre o desempenho dos estudantes, possibilitar identificação dos dados das turmas e de cada estudante avaliado.
O teste da ADEPE-MT é um instrumento de coleta de dados concebida para produzir informações sobre o aprendizado dos estudantes da rede estadual da Educação Básica, que na sua primeira fase alcançará os estudantes do 2º; 4º; 6º e 8º ano do Ensino Fundamental e 1º e 2º ano do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática, das 469 Escolas Urbanas de Ensino Regular, 12 Escolas de Educação do Campo e 2 Escolas de Educação Quilombola.
Metodologicamente, a elaboração dos itens da ADEPE-MT está baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI), cuja essência

se encontra na relação que se estabelece entre as características dos itens e as características operacionais da prova composta desses itens. [...]. O item se torna a nova unidade de análise de preferência, [que] [...] incentivou inúmeras inovações na prática da aplicação das provas (FLETCHER, 2015, p. 184).

Assim, o grau de dificuldade de cada item em um conjunto na mesma escala é o que permite avaliar a proficiência de cada estudante.
Estrategicamente, com a ADEPE-MT três são as expectativas centrais, uma não mais importante que a outra: a primeira é a de que ela possa oferecer informações aos gestores públicos que permitam diagnosticar as necessidades de aprendizagem dos estudantes e planejar, executar e orientar ações e políticas públicas focadas na melhoria da educação, como direito de todo cidadão aprender com qualidade; fomentar ações de formação e desenvolvimento profissional dos profissionais da Educação Básica, contando sempre com a participação dos educadores como protagonistas de transformação social e inovação no ensino, na aprendizagem e gestão educacional, bem como, que seus resultados possibilitem a tomada de decisões, para redirecionar trajetórias e planejar ações e políticas educacionais; a segunda, é a de possibilitar aos docentes conhecer o que cada aluno sabe, visto que esse conhecimento é fundamental para traçar estratégias de aprendizagem e intervenções pedagógicas adequadas que atendam às suas necessidades de aprendizagem, para ajudá-lo a aprender a aprender; e, a terceira, é a de garantir – com esse processo – o direito à educação a todos os estudantes, caráter inclusivista da avaliação.
Por outro lado, vemos que as práticas cotidianas escolares têm concentrado sua preocupação maior em conquistar uma “boa posição na classificação”. Você foi aprovado? Que nota você tirou? Saiu o resultado? Que dia será a prova? Que matéria vai cair na prova? São perguntas que chegam a constranger alguns estudantes nesse processo, do ponto de vista psicopedagógico e filosófico. Daí decorre que, se o objetivo principal é atingir a nota e ser classificado, logo, vale tudo: copiar, preparar colas, dentre outras estratégias clássicas que tomam tempo dos estudantes, para tentar alcançar a nota e ser classificado, enquanto deveriam estar preocupados em buscar estratégias para compreender de forma crítica e criativa o quê, por quê e para quê aprender esse ou aquele objeto de aprendizagem (científico ou tecnológico). A compreensão os levaria ao entendimento de como se constrói o conhecimento para reconstruí-lo e construir seus próprios registros epistêmicos. Avaliar é fazer com que isso ocorra, é compreender como os estudantes estão compreendendo e construindo conhecimento, para auxiliá-los a superar os obstáculos e a potencializar e mobilizar seus recursos cognitivos, emocionais e lúdicos.
Finalmente, vemos que vários pesquisadores (CASTILHO ARREDONDO e DIAGO, 2009; FERNANDES, 2009a, 2009b, 2010; PÉREZ JUSTE, 2006; SCRIVEN, 1967; STAKE, 2006; STUFFLEBEAM e SHINKFIELD, 2007; STUFFLEBEAM, MADAUS, e KELLAGHAN, 2000) que se dedicam à avaliação acreditam que as organizações funcionariam de forma adequada se a avaliação estivesse mais presente nas várias etapas de planejamento de suas ações. Assim, poderiam elas avaliar o seu funcionamento interno, a sua produção, os seus objetivos, refletir e reconhecer problemas que poderiam ser reorganizados antes que se transformassem em dificuldades. Percebe-se aqui que a avaliação possua uma dimensão eminentemente estratégica antecipativa. É essa a crença pela qual a Secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer tomou decisão para a proposição da ADEPE-MT e sua expansão em política pública educacional, ciente de que utilizar os resultados da avaliação servirá para tomar decisões estratégicas e garantir a todos os estudantes a probabilidade maior de aprender, sem esquecer as responsabilidades sociais e educacionais que cabem a cada um de nós no exercício de sua profissão ou papel social como gestores educacionais, docentes, estudantes, pais, comunidade escolar e representante democrático no Estado de Direito.

Referências
CASTILHO ARREDONDO, S.; DIAGO, J. C. Avaliação educacional e promoção escolar. Tradução de Sandra Martha Dolinsky. Curitiba: Ibpex; São Paulo: Unesp, 2009.
FERNANDES, D. Avaliação em educação: uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 2013. p. 11-34.
______. Acerca da Articulação de Perspectivas e da Construção Teórica em Avaliação Educacional. In.: ESTEBAN, M. T. e AFONSO, A. J. (orgs). Olhares e interfaces: reflexões críticas sobre a avaliação. São Paulo: Cortez, 2010.
______. Avaliação de programas e de projetos pedagógicos. VIII Congresso Internacional de Educação. Recife, PE: Sapiens – Centro de Formação e Pesquisa. 2009a, p. 36-40.
______. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: UNESP, 2009b.
FLETCHER, R. Philip. A Teoria da Resposta ao Item: medidas invariantes do desempenho escolar. In.: BROOKE, N. ALVES, M. T. G. e OLIVEIRA. (orgs). A Avaliação da Educação Básica: a experiência brasileira. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2015.
KRUG, Andréa. Ciclos de Formação: uma proposta transformadora. 2ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.
PÉREZ JUSTE, R. Evaluación de programas educativos. España: La Muralla S.A., 2006.
SCRIVEN, M. The methodology of evaluation. In: STAKE, R. (Ed.) Curriculum evaluation. American Educational Research Association Monograph Series on Evaluation, nº 1. Chicago, IL: Rand MacNally. 1967.
STAKE, R. Evaluación comprensiva y evaluación basada en estándares. Barcelona: Graó, 2006.
STUFFLEBEAM, D.; SHINKFIELD, A. Overview of the evaluation field. In: STUFFLEBEAM, D.; SHINKFIELD, A. Evaluation theory, models e applications. United States of America: Jossey-Bass, 2007.
STUFFLEBEAM, D. L.; MADAUS, G. F.; KELLAGHAN, T. Evaluation models: viewpoints on educational and human services evaluation. 2. ed. Boston: KLUWER ACADEMIC PUBLISHERS, 2000.


[1] Superintendente de Formação dos Profissionais da Educação Básica da SEDUC-MT. Coordenador do Núcleo de Avaliação, Investigação e Análise de Dados Educacionais-NAIADE/SEDUC-MT. Assessor de Política de Pós-Graduação e Pesquisa Educacional da SEDUC-MT. Filósofo. Doutor e Pós-Doutor em Educação pela USP e UFMT. Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.
[2] Pesquisadora do Núcleo de Avaliação, Investigação e Análise de Dados Educacionais-NAIADE/SEDUC-MT. Pedagoga. Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa. Professora da Rede Pública Estadual de Mato Grosso e Assessora Técnica da SEDUC-MT.

FONTE: WebSite da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Publicado inicialmente em 30/03/2016.  Disponível em <http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Avalia%C3%A7%C3%A3o-e-Garantia-do-Direito-%C3%A0-Educa%C3%A7%C3%A3oAprendizagem.aspx>. Esse texto atualizado em 10/06/2016, diferentemente do que está no Site acima.

sábado, 10 de outubro de 2015

Mapeamento da produção acadêmica na área de relações internacionais. Lista de teses, dissertações e grupos de pesquisa sobre o MERCOSUL

Com o avanço dos estudos sobre relações internacionais no Brasil, inclusive no nível de pós-graduação, tem-se verificado um crescimento significativo da produção de conhecimento em áreas de interesse para a política externa.  De uma produção que era incipiente nos anos 80 do século XX, observou-se já a partir dos anos 90, mas sobretudo na primeira década do século XXI, um aumento muito expressivo no número de dissertações de mestrado e teses de doutorado elaboradas em Universidades brasileiras sobre temas relevantes para nossa diplomacia.
         Apresenta-se com isso, para os que trabalham com a política externa, e para o Itamaraty em particular, um novo desafio: o de acompanhar e mapear essa produção de conhecimento, de modo a tornar possível sua absorção.  O universo acadêmico brasileiro já conta com instrumentos utilizados corriqueiramente pela comunidade de pesquisadores e estudantes para acompanhar a produção de trabalhos de investigação.  São os portais e plataformas mantidos por instituições como a CAPES, o CNPq ou o IBICT, além dos repositórios institucionais das Universidades, onde se podem obter os textos integrais de muitas das teses e dissertações defendidas.
       Com vistas a trazer uma contribuição para os que trabalham com a política externa, o IPRI deu início a um trabalho de mapeamento da produção acadêmica brasileira na área de relações internacionais.  Mediante o uso dos instrumentos já disponíveis para a comunidade acadêmica, a equipe do IPRI passou a elaborar listas que permitem apresentar de forma simples e de fácil consulta as informações sobre teses e dissertações defendidas por área temática, bem como sobre os grupos de pesquisa estabelecidos em Universidades brasileiras.  Trata-se de um trabalho de fôlego, que requer paciência e dedicação, mas que é justificado pelo resultado.  Torna-se possível, assim, encontrar em um único local, com listas já prontas, um panorama da produção acadêmica em determinada área temática.
        Por sua importância como tema prioritário na agenda de política externa do Brasil, o MERCOSUL foi escolhido como primeira área temática para esse mapeamento.  Identificaram-se as teses e dissertações elaboradas sobre esse tema desde 1994 (ano da assinatura do Protocolo de Ouro Preto) até os dias de hoje, apontando-se o nome do autor, o título do trabalho, a instituição que o acolheu, e apresentando um linkpara um resumo. Da mesma forma, elaborou-se uma lista dos grupos de pesquisa atualmente cadastrados junto ao CNPq dedicados a temas relacionados ao MERCOSUL.
Clique aqui para acessar o texto introdutório e a lista de teses e dissertações sobre MERCOSUL.
Clique aqui para acessar o texto introdutório e a lista de grupos de pesquisa sobre MERCOSUL.
Última atualização em Segunda, 05 de Outubro de 2015, 12h31

Fonte: <http://funag.gov.br/ipri/index.php/component/content/article/47-informacoes/215-mapeamento-da-producao-academica-na-area-de-relacoes-internacionais-lista-de-teses-dissertacoes-e-grupos-de-pesquisa-sobre-o-mercosul>. Acesso: 10/10/2015.

Teses e dissertações produzidas no Brasil sobre o trabalho da ONU estão agora disponíveis on-line

Instituto de Pesquisa em Relações Internacionais (IPRI) efetuou levantamento de 138 estudos acadêmicos realizados em diferentes instituições no país.
O levantamento foi feito no contexto dos 70 anos da ONU
No contexto da celebração dos 70 anos da Organização das Nações Unidas (ONU), o Instituto de Pesquisa em Relações Internacionais (IPRI) efetuou levantamento das teses e dissertações produzidas em instituições de ensino superior no Brasil.
Com base nos bancos de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Ministério das Relações Exteriores, foram identificados 138 trabalhos acadêmicos de pós-graduação, entre teses de doutorado, teses do Curso de Altos Estudos (CAE) do Instituto Rio Branco e dissertações de mestrado.
O levantamento realizado sugere que a maior parte da produção acadêmica sobre a ONU tem sido feita, desde a década de 1980, no âmbito do mestrado (61,4% do total de trabalhos identificados). Merece também destaque o número de teses elaboradas por diplomatas no contexto do CAE (23,4%), cujo volume de pesquisa sobre o tema supera o do doutorado (15,2%).
Quanto à localização institucional da investigação acadêmica, o Instituto Rio Branco desponta como principal entidade produtora de trabalhos sobre o tema (24% do total de trabalhos identificados), seguido pela UnB (16%), pela PUC-Rio (13%) e pela USP (8%). A área acadêmica predominante na pesquisa sobre a ONU é a das Relações Internacionais (65%), seguida por Direito (15%) e Ciência Política (10%).
O Instituto de Pesquisa em Relações Internacionais pede a todos aqueles que identifiquem omissões no levantamento realizado que entrem em contato através do endereço: ipri@funag.gov.br
Clique aqui para ter acesso à lista de teses e dissertações.




  • Publicado em 
  •  
  • Atualizado em 09/10/2015

  • Fonte: <http://nacoesunidas.org/teses-e-dissertacoes-produzidas-no-brasil-sobre-o-trabalho-da-onu-estao-agora-disponiveis-on-line/>. 10/10/2015.


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