Mensagem

MÉTODOS: Quantitativos, Qualitativos e Mistos.

SOFTWARES: Maxqda, Sphinx etc.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

NOSSOS EVENTOS: Feiras de Ciências e I Congresso de Iniciação a Educação Científica

Ampliar foto


I Congresso de Iniciação a Educação Científica

26/06/2014
Acontecerá entre os dias 05 à 07/09/2014 (sexta, sábado e domingo), no Campus Universitário de Barra do Bugres - MT / UNEMAT, o “I Congresso de Iniciação a Educação Científica”. O evento volta-se para um público-alvo caracterizado pelos acadêmicos, profissionais da educação e comunidade externa. O evento será composto por Conferências, Comunicação Científica e Mostra de Tecnologias Sociais Rurais, patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) sob coordenação da Profª Drª. Marfa Magali Roehrs.
Os textos deverão ser encaminhados para análise até o dia 11/08/2014 para o e.mail: contatofecibb2014@gmail.com, aos cuidados do Profº Dr. Carlos Edinei de Oliveira.
Segue em anexo as Normas para Apresentação de Comunicação Científica. comunicacoes_cientificas_unemat_bbg
Autor: CPD
Fonte: Laboratório de Metodologia Científica – LMC/UNEMAT
[Projeto sob a coordenação da Profª Drª Marfa Magali Roehrs]
Informação disponível em: http://bbg.unemat.br/noticiav.php?noticia=1342
Acesso em: 04/07/2014



F E I R A S   D E   C I Ê N C I A S


III Feira Municipal de Ciências de Barra do Bugres e
Acesse: https://www.facebook.com/IIIFecibbeI
Realização: Laboratório de Metodologia Científica/Unemat e Secretaria Municipal de Educação de Barra do Bugres-MT. 
Apoio Financeiro: CNPq 
Projeto sob a coordenação da Profª Drª Marfa Magali Roehrs.



Feira Estadual de Ciências da Educação Básica de Mato Grosso - Fecebmt
Acesse: http://fecebmt.blogspot.com.br/
Realização: Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - Seduc-MT.
Parcerias: Laboratório de Metodologia Científica/Unemat. 
Apoio Financeiro: CNPq 
Projeto sob a coordenação do Prof. Dr. Kilwangy kya Kapitango-a-Samba.



sábado, 3 de maio de 2014

PLÁGIO NA MIRA DO TURNITIN

Plágio é Crime. Não seja Criminoso/a Intelectual. Crie ideias!


“Como em tudo na cultura digital de hoje, o plágio também está online. O OriginalityCheck do Turnitin ajuda os professores a detectar citações incorretas ou potencial plágio nos trabalhos dos alunos, verificando-os nos mais precisos bancos de dados de textos do mundo.” Para ler mais acesse o site da Turnitin.

Situação da População Mundial 2013


Relatório do Fundo de Populações das Nações Unidas – UNFPA sobre a Situação da População Mundial.
Baixe o Relatório da UNFPA 2013 . Para saber mais sobre a UNFPA acesse AQUI.



sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

BiblioMetodoGrafia Dinâmica

1.     APPOLINÁRIO, Fabio. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2007.
2.     BARBOUR, Rosaline. Grupos focais. Tradução de Marcelo Figueiredo Duarte. Porto Alegre: Artmed, 2009. (Coleção Pesquisa Qualitativa)
3.     BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
4.     BARBIER, René. A Pesquisa-Ação. Brasília: Liber Livro, 2007.
5.     BAUER, Martin. W.; GASKELL, George (Eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. 7ª ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.
6.     BÊNI, Duilio de Avila (Org.). Técnicas de pesquisa em economia: transformando curiosidade em conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2002.
7.     BÊNI, Duilio de Avila; FERNANDEZ, Brena Paula Magno (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa: modelando as ciências empresariais. São Paulo: Saraiva: 2012.
8.     BLAUG, Mark. A Metodologia da economia, ou, como os economistas explicam. Tradução de Afonso Luiz Medeiros dos Santos Lima. 2ª ed. São Paulo: Editora da USP, 1999. (Biblioteca de economia; 1).
9.     BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. de Maria J. Alves; Sara B. dos Santos e Telmo M. Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
10. CADERNO CEDES. Antropologia e Educação: interfaces do ensino e da pesquisa. Campinas, SP: Centro de Estudos Educação e Sociedade/UNICAMP, n. 43, 1997.
11. CHURCHILL, Gilbert A. Pesquisa básica de marketing. Tradução de EZ2 Translate. 7ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
12. COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. Tradução de Lucia Simonini. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
13. COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de pesquisa em administração. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 7ªed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
14. CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
15. CRESWELL, John W.; CLARK, Vicki L. Pesquisa de métodos mistos. Tradução de Magda F. Lopes. 2ª ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
16. COSTA, Sérgio Francisco. Estatística aplicada à pesquisa em educação. Brasília: Plano Editora, 2004. (Série pesquisa em educação, v. 7).
17. DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.
18. DIONNE, Hugues. Pesquisa-Ação para o Desenvolvimento Social. Brasília: Liber Livro, 2007.
19. EL ANDALOUSSI, Khalid. Pesquisas-Ações: ciência, desenvolvimento, democracia. Tradução de M. Thiollent. São Carlos: EdUSCar, 2004.
20. FONSECA, Cláudia. Quando cada caso não é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, jan/fev/mar/abr, 1999, n. 10. São Paulo. (p.58-78).
21. FRANCO, Maria L. P. Barbosa. Análise de conteúdo. 3ª ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2008. (Série Pesquisa, v. 6).
22. GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro Editora, 2005. (Série Pesquisa, v. 10).
23. GRANDO, B.S.; GAUTHIER, J.; FLEURI, R.M. (Org.). Uma Pesquisa Sociopoética: o índio, o negro e o branco no imaginário de pesquisadores da área de educação. Florianópolis: UFSC/NUP/CED, 2001.
24. GIBBS, Graham. Análise dos dados qualitativos. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009. (Coleção Pesquisa Qualitativa).
25. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.
26. _____. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.
27. _____Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed., São Paulo: Atlas, 2010.
28. GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
29. GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. CASCAIS/PT: Princípia, 2006.
30. HAIR Jr., Joseph F. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Tradução de Lene Belon Ribeiro. Porto Alegre: Bookman, 2005.
31. JUNG, Carlos Fernando. Metodologia para pesquisa e desenvolvimento: aplicada a novas tecnologias, produção e processos. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil Editora, 2004.
32. LEVIN, Jack; FOX, James Alan. Estatística para ciências humanas. 9ª ed. Tradução Alfredo Alves de Farias. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
33. MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.
34. MAUSS, Marcel. Manual de Etnografia. Tradução de J. Freitas e Silva. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993. (Título original: Manuel d ethnographie, Éditions Payot, 1947).
35. PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria A. Santoro (Orgs.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. vols. 1 e 2. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
36. QUIVY, Raymond Luc Van Vampenhout. Manual de investigação em ciências sociais. 2. ed. revisada e aumentada. Trad. João Minhoto Marques, Maria Amália Mendes e Maria Carvalho. Trajectos n. 17. Lisboa: Gradiva, 1998. (original: Manuel de recherche em sciences sociales, Paris: Dunod, 1995).
37. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª  ed. São Paulo: Atlas, 2012.
38. SANDÍN STEBAN, Maria Paz. Pesquisa Qualitativa em Educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.
39. SAMPIERI, Roberto Hernádez. Metodologia de pesquisa. Tradução de Fátima Conceição Murad, Melissa Kassner, Sheila Clara Dystyler Ladiera. 3ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
40. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 14. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1986.
41. SILVERMAN, David. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2009.
42. SZYMANSKI, Heloisa (Org.). A entrevista na educação: a prática reflexiva. 4ª ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2011. (Série Pesquisa, v.4).
43. THIOLLENT, M. Metodologia de pesquisa-ação. SP: Cortez, 2007.
44. TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.3, p. 443-466, set/dez. 2005.
45. WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Orgs.). Metodologia da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010.
46. VERGA, Sylvia Constant. Métodos de coleta de dados no campo. São Paulo: Atlas, 2009.
47. VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. 4ª ed., São Paulo: Atlas, 2010.
48. VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em Educação: a observação. Brasília: Plano Editora, 2003. (Série Pesquisa em Educação, v.5).
49. VIEIRA, Sonia. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009.
50. VIEIRA, Sonia; HOSSNE, William Saad. Metodologia científica para a área de saúde. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
51. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Ana Thorell. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
52. ZAGO, N.; CARVALHO, M.P. de; VILELA, R.A.T. (org.). Itinerários de Pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

QUEM SOMOS


O Laboratório de Metodologia Científica - LMC, da Universidade do Estado de Mato Grosso, é um espaço de desenvolvimento de pesquisa, extensão e apoio ao ensino e aprendizagem de métodos, técnicas e ferramentas de investigação científica. Foi criado em 2007 pelo Prof. Dr. Kilwangy kya Kapitango-a-Samba para, inicialmente, dar suporte à aprendizagem da Metodologia de Pesquisa Científica baseada na práxis investigativa e realizar estudos de métodos mistos, quantitativos e qualitativos e formação metodológica dos profissionais. No LMC privilegiamos uma educação/formação baseada na investigação como paradigma educacional e conceitual.
Em 2008, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE) - durante a Sessão Ordinária de 28, 29 e 30 de outubro de 2008 - institucionalizou o LMC com a publicação da Resolução nº 173/2008 (que aprova sua criação) e Resolução nº 174/2008 (que aprova o seu Regimento).
Especialidades Metodológicas:
1.       Métodos Mistos (ênfase do LMC);
2.       Métodos Quantitativos;
3.       Métodos Qualitativos;
4.       Redação Científica.

Áreas de atuação do LMC:
1.     Pesquisa;
2.     Ensino;
3.     Extensão;
4.     Consultoria em:
4.1 - Elaboração de Projetos de Pesquisa;
4.2 - Elaboração de Instrumento de Coleta de Dados;
4.3 - Análise de Dados;
4.4 - Redação Científica;
4.5 - Normas Técnicas (ABNT, APA, VANCOUVER, ISO);
4.6 - Apoio à Construção de Monografia, Dissertação e Tese.

A Equipe do LMC tem realizado projetos de pesquisa e extensão que têm envolvido docentes, discentes e comunidades urbanas e rurais (sobretudo de assentamentos).
Equipe Atual do LMC:
Docentes Associados:
Prof. Dr. Kilwangy kya Kapitango-a-Samba;
Profª Dra Marfa Magali Roehrs;
Profª Dra Daise Lago Pereira Souto;
Profª Ma. Rosane Sales;
Prof. Me. Elias Antônio Morgan.

Docentes Colaboradores:
Prof. Marcelo Franco Leão

Bolsistas:

Micheli Bernardi Tonoli
Renan Naon Darolt Rebelo
Tassia Lopes dos Santos
Thaysa Morgana
Thiago Fernandes

1º FÓRUM DE DEBATES SOBRE METODOLOGIA, LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNEMAT

O Fórum de Debates sobre Metodologia, Legislação e Ética da Produção Científica na Graduação e Pós-Graduação é um espaço de mobilização de e...