O Laboratório de
Metodologia Científica - LMC, da Universidade do Estado de Mato Grosso, é um
espaço de desenvolvimento de pesquisa, extensão e apoio ao ensino e
aprendizagem de métodos, técnicas e ferramentas de investigação científica. Foi
criado em 2007 pelo Prof. Dr. Kilwangy kya Kapitango-a-Samba para,
inicialmente, dar suporte à aprendizagem da Metodologia de Pesquisa Científica
baseada na práxis investigativa e realizar estudos de métodos mistos,
quantitativos e qualitativos e formação metodológica dos profissionais. No
LMC privilegiamos uma educação/formação baseada na investigação como
paradigma educacional e conceitual.
Em 2008, o Conselho
de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE) - durante a Sessão
Ordinária de 28, 29 e 30 de outubro de 2008 - institucionalizou o LMC com
a publicação da Resolução nº 173/2008 (que aprova sua criação) e Resolução nº
174/2008 (que aprova o seu Regimento).
Especialidades
Metodológicas:
1. Métodos Mistos
(ênfase do LMC);
2. Métodos
Quantitativos;
3. Métodos
Qualitativos;
4. Redação Científica.
Áreas de atuação do
LMC:
1. Pesquisa;
2. Ensino;
3. Extensão;
4. Consultoria em:
4.1 - Elaboração de
Projetos de Pesquisa;
4.2 - Elaboração de
Instrumento de Coleta de Dados;
4.3 - Análise de
Dados;
4.4 - Redação
Científica;
4.5 - Normas
Técnicas (ABNT, APA, VANCOUVER, ISO);
4.6 - Apoio à
Construção de Monografia, Dissertação e Tese.
A Equipe do LMC tem realizado
projetos de pesquisa e extensão que têm envolvido docentes, discentes e
comunidades urbanas e rurais (sobretudo de assentamentos).
Equipe Atual do LMC:
Docentes
Associados:
Prof. Dr. Kilwangy kya Kapitango-a-Samba;
Profª Dra Marfa
Magali Roehrs;
Profª Dra Daise
Lago Pereira Souto;
Profª Ma. Rosane Sales;
Prof. Me. Elias Antônio
Morgan.
Docentes
Colaboradores:
Prof. Marcelo
Franco Leão
Bolsistas:
Micheli
Bernardi Tonoli
Renan Naon
Darolt Rebelo
Tassia Lopes
dos Santos
Thaysa
Morgana
Thiago Fernandes
Thiago Fernandes
Olá Kapitango,
ResponderExcluirGostei da sua iniciativa e abaixo faço algumas contribuições para os referenciais conforme solicitas:
CADERNO CEDES. Antropologia e Educação: interfaces do ensino e da pesquisa. Campinas, SP: Centro de Estudos Educação e Sociedade/UNICAMP, n. 43, 1997.
FONSECA, Cláudia. Quando cada caso não é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação jan/fev/mar/abr 1999, n. 10. São Paulo. (p.58-78).
GRANDO, B.S., GAUTHIER, J., FLEURI, R.M. (org.). Uma Pesquisa Sociopoética: o índio, o negro e o branco no imaginário de pesquisadores da área de educação. Florianópolis: UFSC/NUP/CED, 2001.
MAUSS, Marcel. Manual de Etnografia. Tradução de J. Freitas e Silva. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993. (Título original: Manuel d ethnographie, Éditions Payot, 1947).
QUIVY, Raymond Luc Van Vampenhout. Manual de investigação em ciências sociais. 2. ed. revisada e aumentada. Trad. João Minhoto Marques, Maria Amália Mendes e Maria Carvalho. Trajectos n. 17. Lisboa: Gradiva, 1998. (original: Manuel de recherche em sciences sociales, Paris: Dunod, 1995).
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 14. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1986.
ZAGO, N.; CARVALHO, M.P. de; VILELA, R.A.T. (org.). Itinerários de Pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
Abraços,
Beleni Grando - COEDUC/Cnpq-UFMT
Mui Grato Profa Dra Beleni Grando pela contribuição ao BioblioMetodoGrafia, vou incluir as referências.
ExcluirAs minhas saudações cordiais e grande abraço, aproveito para desejar-te feliz 2014.