Mensagem

MÉTODOS: Quantitativos, Qualitativos e Mistos.

SOFTWARES: Maxqda, Sphinx etc.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

QUEM SOMOS


O Laboratório de Metodologia Científica - LMC, da Universidade do Estado de Mato Grosso, é um espaço de desenvolvimento de pesquisa, extensão e apoio ao ensino e aprendizagem de métodos, técnicas e ferramentas de investigação científica. Foi criado em 2007 pelo Prof. Dr. Kilwangy kya Kapitango-a-Samba para, inicialmente, dar suporte à aprendizagem da Metodologia de Pesquisa Científica baseada na práxis investigativa e realizar estudos de métodos mistos, quantitativos e qualitativos e formação metodológica dos profissionais. No LMC privilegiamos uma educação/formação baseada na investigação como paradigma educacional e conceitual.
Em 2008, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE) - durante a Sessão Ordinária de 28, 29 e 30 de outubro de 2008 - institucionalizou o LMC com a publicação da Resolução nº 173/2008 (que aprova sua criação) e Resolução nº 174/2008 (que aprova o seu Regimento).
Especialidades Metodológicas:
1.       Métodos Mistos (ênfase do LMC);
2.       Métodos Quantitativos;
3.       Métodos Qualitativos;
4.       Redação Científica.

Áreas de atuação do LMC:
1.     Pesquisa;
2.     Ensino;
3.     Extensão;
4.     Consultoria em:
4.1 - Elaboração de Projetos de Pesquisa;
4.2 - Elaboração de Instrumento de Coleta de Dados;
4.3 - Análise de Dados;
4.4 - Redação Científica;
4.5 - Normas Técnicas (ABNT, APA, VANCOUVER, ISO);
4.6 - Apoio à Construção de Monografia, Dissertação e Tese.

A Equipe do LMC tem realizado projetos de pesquisa e extensão que têm envolvido docentes, discentes e comunidades urbanas e rurais (sobretudo de assentamentos).
Equipe Atual do LMC:
Docentes Associados:
Prof. Dr. Kilwangy kya Kapitango-a-Samba;
Profª Dra Marfa Magali Roehrs;
Profª Dra Daise Lago Pereira Souto;
Profª Ma. Rosane Sales;
Prof. Me. Elias Antônio Morgan.

Docentes Colaboradores:
Prof. Marcelo Franco Leão

Bolsistas:

Micheli Bernardi Tonoli
Renan Naon Darolt Rebelo
Tassia Lopes dos Santos
Thaysa Morgana
Thiago Fernandes

2 comentários:

  1. Olá Kapitango,
    Gostei da sua iniciativa e abaixo faço algumas contribuições para os referenciais conforme solicitas:

    CADERNO CEDES. Antropologia e Educação: interfaces do ensino e da pesquisa. Campinas, SP: Centro de Estudos Educação e Sociedade/UNICAMP, n. 43, 1997.

    FONSECA, Cláudia. Quando cada caso não é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação jan/fev/mar/abr 1999, n. 10. São Paulo. (p.58-78).

    GRANDO, B.S., GAUTHIER, J., FLEURI, R.M. (org.). Uma Pesquisa Sociopoética: o índio, o negro e o branco no imaginário de pesquisadores da área de educação. Florianópolis: UFSC/NUP/CED, 2001.

    MAUSS, Marcel. Manual de Etnografia. Tradução de J. Freitas e Silva. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993. (Título original: Manuel d ethnographie, Éditions Payot, 1947).

    QUIVY, Raymond Luc Van Vampenhout. Manual de investigação em ciências sociais. 2. ed. revisada e aumentada. Trad. João Minhoto Marques, Maria Amália Mendes e Maria Carvalho. Trajectos n. 17. Lisboa: Gradiva, 1998. (original: Manuel de recherche em sciences sociales, Paris: Dunod, 1995).

    SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 14. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1986.

    ZAGO, N.; CARVALHO, M.P. de; VILELA, R.A.T. (org.). Itinerários de Pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

    Abraços,

    Beleni Grando - COEDUC/Cnpq-UFMT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mui Grato Profa Dra Beleni Grando pela contribuição ao BioblioMetodoGrafia, vou incluir as referências.
      As minhas saudações cordiais e grande abraço, aproveito para desejar-te feliz 2014.

      Excluir

1º FÓRUM DE DEBATES SOBRE METODOLOGIA, LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNEMAT

O Fórum de Debates sobre Metodologia, Legislação e Ética da Produção Científica na Graduação e Pós-Graduação é um espaço de mobilização de e...