Mensagem

MÉTODOS: Quantitativos, Qualitativos e Mistos.

SOFTWARES: Maxqda, Sphinx etc.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Code of Ethics for Researchers (Código de Ética para Pesquisadores) aprovado pela Comunidade de Jovens Cientistas do Fórum Econômico Mundial (WEF), em Davos, na Suíça, dia 26/jan./2018.


About the Code

As society gains access to more sources of information and diverging opinions, and as a growing number of reports are throwing the reliability of scientific research into question, scientists are under scrutiny, questioned and mistrusted. This new context gives rise to redefining the social and moral contracts that bind researchers to society and infusing it with the most irreproachable behaviours. Moreover, in an era in which leaders publicly question the consensus of the scientific community, upholding the highest standards of research practice is more important than ever. Any corruption of the scientific process impacts the perceived credibility of important contributions to knowledge, making it harder to engage with the general public, and affecting the ability of scientists to translate discoveries into practical solutions or public policies.
Codes of ethics seek to safeguard these high standards of behaviours and practices. Many examples exist, but so far no code of conduct or ethics that is interdisciplinary and global in its perspective has achieved universal uptake.
The World Economic Forum Young Scientists Community — a group of leading researchers under the age of 40 from diverse fields and all regions of the world — came together to identify and reflect on the cross-cutting ethical issues they are faced with. This universal Code of Ethics is the result of their extensive reflections and consultations with researchers and ethicists. It serves as a tool to nurture a positive change of culture in the research world by not only guiding and shaping the behaviour of individuals but also the processes of the scientific institutions that are to facilitate this cultural shift.
Each stakeholder of the research environment is invited to endorse the following seven principles, which explore what it takes to be an ethical scientist today and how individuals, groups and institutions can contribute to securing a positive environment for the greater research outcomes benefiting society as a whole.
FONTE: <http://widgets.weforum.org/coe/#endorse>. Acesso em: 29 jan. 2018.
BAIXE AQUI O CODE

 

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Projeto brasileiro alcança nota máxima em chamada para formação docente


Publicado: Terça, 26 Dezembro 2017 11:11 | Última Atualização: Terça, 02 Janeiro 2018 17:54
O projeto brasileiro “Observatório da Produção Docente no Mercosul (OPD Mercosul)”, proposto pela Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), alcançou a melhor classificação entre os selecionados na chamada pública para o intercâmbio em formação docente no Mercosul, realizada pela Comissão Regional de Formação Docente, integrante do Setor Educacional do Mercosul.
A iniciativa é um projeto estratégico de internacionalização composto por atividades de troca de experiências profissionais e socialização de conhecimento, além de realização de publicações científicas conjuntas e atividades de intercâmbio docente, entre outras.
Kilwangy kya Kapitango-a-Samba, coordenador do projeto, explica o objetivo da ação na formação docente. “O foco estratégico do OPD MERCOSUL é a formação e desenvolvimento profissional docente com a mediação de métodos ativos e uso de recursos de tecnologias digitais e tecnologia assistiva, isto é, aprendizagem profissional da docência e suas políticas da profissão e experiências didáticas. Considerando sempre a construção dinâmica e colaborativa da relação inseparável entre formação-serviço/teoria-prática, a modelagem das práticas didáticas e dos currículos de formação inicial e contínua, a valorização e saúde ocupacional docente”, explicou.
O OPD Mercosul foi uma das 10 propostas classificadas pela chamada pública que recebeu projetos de instituições que atuam com formação docente na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Para Kapitango, a abrangência da proposta e seu caráter contínuo contribuíram para que ela alcançasse a pontuação máxima. “Não contemplamos apenas o estágio docente, mas também a investigação conjunta, que requer, estrategicamente, atividades colaborativas antes, durante e depois da pasantía (estágio), entre os professores-pesquisadores qualificados para a temática. Portanto, não se trata apenas de um projeto para uma semana de atividades, pois, creio que a formação docente requer intervenções esclarecidas e colaborativas, para gerar não mudanças, mas sim modificações, que são estruturais”, afirmou.
Atendendo ao requisito da chamada pública que prevê a difusão e socialização dos resultados do projeto, a estratégia do ODP Mercosul é manter um repositório de dados e informações sobre a profissão docente e de experiências inovadoras, além de fazer publicação conjunta dos resultados das pesquisas e de experiências didáticas, socializando os resultados durante o já existente Congresso Internacional de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente (CIFDPD).
Segundo o coordenador do projeto, o OPD MERCOSUL teve sua origem na pasantía realizada em 2015 e também durante a edição especial do 3° Congresso de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, cujo tema foi “Residência Docente: paradigma de integração teoria-prática”, realizado no período de 16 a 19 de novembro de 2017, no qual foi assinada uma carta de intenções entre os pesquisadores presentes.
Chamada pública
O Projeto Regional de Mobilidade em Formação Docente apoia propostas que contribuam para a melhoria da qualidade da educação por meio do fortalecimento da formação profissional docente na Argentina, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) integra o Setor Educacional do Mercosul, com representantes em diversas comissões.
A iniciativa surgiu a partir da experiência do Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (PASEM), que apoiou a mobilidade de cerca de 300 profissionais da educação em 20 estágios realizados de 2013 a 2015.
Confira mais informações sobre o Projeto Regional de Mobilidade em Formação Docente.
(Brasília – CCS CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’
Fonte: CCS/CAPES. Acesso 15/1/2018

1º FÓRUM DE DEBATES SOBRE METODOLOGIA, LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNEMAT

O Fórum de Debates sobre Metodologia, Legislação e Ética da Produção Científica na Graduação e Pós-Graduação é um espaço de mobilização de e...