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domingo, 24 de setembro de 2017

PLÁGIO?


Conheça 8 programas que detectam plágio em trabalhos acadêmicos

Com a internet à disposição, muitos sites oferecem, gratuitamente ou não, artigos e trabalhos praticamente prontos, dessa forma, os alunos não precisam se esforçar para fazer suas tarefas ou monografias.
Alguns professores e instituições se empenham em desenvolver técnicas que evitem o plágio de trabalhos acadêmicos. Uma boa opção é exigir uma parte descritiva no trabalho, exigindo que o autor exponha opiniões e argumentos. Dessa forma, o aluno é obrigado a ler e entender sobre o assunto.
Ter o diálogo aberto também é muito importante, pois o aluno pode estar sofrendo de falta de tempo ou qualquer outra circunstância que possa abrir margem para a cópia, entender e conversar sobre essas situações fará bem para ambas as partes.
Além das prevenções, muitas vezes, os professores enfrentam dificuldade em corrigir os trabalhos, porque nem sempre é fácil identificar o plágio. A boa notícia é que, atualmente, existem sites e softwares que podem identificar cópias e outra fraudes em trabalhos acadêmicos.
Abaixo, listamos as melhores ferramentas disponíveis que irá ajudá-lo a identificar esse problema:

1 – Turnitin
turnitin plagio trabalhos

URL: http://www.turnitin.com/
É usado por mais de 1 milhão de professores ao redor do mundo. Possui suporte para 12 idiomas, inclusive, o português.

2 – iThenticate
ithenticate identificador de plagio

URL: http://www.ithenticate.com/
Um dos mais populares para detectar e previnir plágios profissionais.

3 - Plagiarism detect
plagiarim detector
URL: http://plagiarism-detect.com/
Ferramenta que detecta plágio gratuitamente.

4 – Plagius
plagius programa idenficiador

URL: http://www.plagius.com/s/br/default.aspx
Ótima software que consegue detectar cópias em arquivos de vários formatos como Word, Pdf, OpenOffice, HTML e texto simples.

5 – Ephorus
ephorus detector de copia de trabalho

URL: https://www.ephorus.com/pt/home
Pode ser usado temporariamente sem cobranças.

6 – Jplag
jplag plagio programa

URL: https://www.ipd.kit.edu/jplag/
Não procura plágios online, porém, detecta similaridades entre trabalhos de alunos.

7 - Farejador de Plágio

URL: http://www.plagiarismcombat.com/
Ferramenta em português que identifica cópias em trabalhos.

8 - DOC Cop
doccop plagiarismo trabalhos
URL: http://www.doccop.com/index.html?nc=34411419
Mais uma opção para detectar plágios.


quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Grupo define criação de centros de desenvolvimento regional em universidades

Divulgação

A reunião contou com participantes do MEC, do CGEE e do Cedes

O projeto Centros de Desenvolvimento Regional (CDR) é desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes).
A criação de CDRs nas universidades tem a finalidade, segundo seus idealizadores, de articular os atores locais como governo, universidades, associações e empresários em prol do desenvolvimento do território.
A proposta de criação dos centros nasceu do estudo do Cedes, da Câmara dos Deputados, sobre instituições de ensino superior e o desenvolvimento regional, relatado pelo deputado Vitor Lippi (PSDB-SP).
“Cada campus ficaria responsável por dois, três ou quatro municípios, e veria quais são as potencialidades para o desenvolvimento sustentável daquela região, as atividades econômicas, os setores produtivos, as vocações; a partir daí faria um plano de desenvolvimento de 20 anos para melhorar a produtividade, a eficiência, agregar valor aos produtos, agregar incorporação tecnológica e melhorar a qualificação profissional”, explicou Vitor Lippi.

Pilotos
Inicialmente haverá quatro pilotos, nas universidades federais de Brasília (DF), Campina Grande (PB), Bagé (RS) e Itapeva (SP). A meta, disse o deputado, é chegar aos 1.500 campus universitários existentes no País, incluindo as universidades federais e estaduais e os institutos federais de educação.
Cada CDR deverá contar com uma estrutura mínima de seis professores, seis alunos e um secretário executivo, e custará, em média, R$ 250 mil por ano. Para o deputado federal Ariosto Holanda (PDT-CE), o valor é pequeno, dada a potencialidade do projeto. Holanda defendeu a participação dos bancos de desenvolvimento no financiamento dos projetos.
Os primeiros CDRs devem começar a funcionar dentro de cinco meses. O MEC estuda a possibilidade de oferecer incentivos para os docentes que criarem projetos voltados para o desenvolvimento sustentável local e regional.

FONTE: Agência Câmara Notícias <http://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos>. Acesso em: 2 ago 2017

sábado, 25 de março de 2017

Doutorado Profissional

MEC institui modalidade de doutorado profissional

    Publicado: Sexta, 24 Março 2017 12:35 | Última Atualização: Sexta, 24 Março 2017 14:55
    Foi divulgada nesta sexta-feira, 24, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria n° 389, de 23 de março de 2017, do Ministério da Educação, que institui, no âmbito da pós-graduação stricto sensu, as modalidades de mestrado e doutorado profissional. A novidade é para a modalidade de doutorado, até então não existente no Sistema Nacional de Pós-Graduação. A modalidade de mestrado profissional teve início na década de 90 e atualmente conta com 718 cursos em funcionamento.
    De acordo com a portaria, as modalidades têm o objetivo de capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho; de transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local; de promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados; além de contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.
    Títulação
    Os títulos de mestres e doutores obtidos nos cursos profissionais avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologados pelo Ministro de Estado da Educação, terão validade nacional.
    A CAPES terá o prazo de 180 dias para regulamentar e disciplinar, por meio de portaria, a oferta, a avaliação e o acompanhamento dos programas de mestrado e doutorado profissional.
    Histórico
    Em artigo publicado na Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) nº 4, de julho de 2005, está o relato da constituição, no ano de 1995, de uma Comissão que elaborou documento dando origem a uma proposta da Diretoria Colegiada ao Conselho Superior da CAPES, que recebeu o título de “Programa de Flexibilização do Modelo de Pós-Graduação Senso Estrito em Nível de Mestrado” e resultou na Portaria nº 47/95.
    Os referidos documentos enfatizavam a importância de implementar programas dirigidos à formação profissional, propondo a implantação, pela CAPES, de procedimentos adequados à avaliação e ao acompanhamento dessa nova modalidade de mestrados no contexto da pós-graduação, preservando os níveis de qualidade alcançados pelo sistema.
    Três anos depois, a Portaria nº 80/98 reorganizou e trouxe orientações mais detalhadas quanto aos requisitos e condições de enquadramento das propostas de mestrado profissional, incluindo avanços no entendimento em relação à legislação precedente. As regulamentações foram aperfeiçoadas e novas normas sobre o mestrado profissional foram publicadas. A Portaria nº 389, publicada desta sexta-feira, 24, revoga a de nº 17/2009, que regulamentava os mestrados profissionais até então.
    (CCS/Capes)
    FONTE: Texto Publicado em: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8328-portaria-institui-doutorado-profissional. Acesso em: 25 mar. 2017.

    1º FÓRUM DE DEBATES SOBRE METODOLOGIA, LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNEMAT

    O Fórum de Debates sobre Metodologia, Legislação e Ética da Produção Científica na Graduação e Pós-Graduação é um espaço de mobilização de e...