Mensagem

MÉTODOS: Quantitativos, Qualitativos e Mistos.

SOFTWARES: Maxqda, Sphinx etc.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Microdados da Edição 2015 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

"Microdados do sistema de avaliação são divulgados

O conjunto de dados permite que gestores, pesquisadores, instituições e interessados na área da educação realizem diagnósticos, estudos e pesquisas que subsidiem o planejamento e a proposição de ações no âmbito escolar e das redes de ensino
Já estão disponíveis para consulta no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, os microdados da edição 2015 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O conjunto de dados permite que gestores, pesquisadores, instituições e interessados na área da educação realizem diagnósticos, estudos e pesquisas que subsidiem o planejamento e a proposição de ações no âmbito escolar e das redes de ensino. Os dados também possibilitam a formulação e a avaliação de políticas públicas na área educacional, visando contribuir com a melhoria da qualidade, equidade e eficiência da educação básica brasileira.
O pacote dos microdados Saeb 2015, além dos dados em si, apresenta dicionário, arquivo Leia-me e documentos técnicos, matrizes de referência, escalas de proficiência, questionários, planilhas de resultados, e programas para leitura dos arquivos de dados nos pacotes estatísticos SAS e SPSS.
Funcionalidades
Desde 2013, as bases de dados dos alunos são apresentadas de maneira distinta, separadamente: quinto ano (quarta série) e nono ano (oitava série) do ensino fundamental, e terceira série do ensino médio. Dessa forma, é possível integrar as seguintes bases de alunos: a de resultados, a de respostas aos testes de língua portuguesa (leitura) e de matemática e a de respostas aos questionários contextuais.
A integração (para cada série/ano testado) das bases de resultados, de respostas aos testes e de respostas aos questionários possibilita, por meio da leitura dos arquivos, colocar os rótulos nas questões e nas alternativas dos questionários, bem como nas outras informações contidas na base. Essa inovação facilita o manuseio dos dados pelo usuário, visto que oferecerá as informações do dicionário de maneira mais imediata e intuitiva, minimizando, assim, a necessidade de sua consulta.
Se o usuário preferir, pode acessar a base no formato “.csv”, que contém valores separados por delimitador com vírgula. Esse recurso também foi adotado por facilitar a leitura dos arquivos, independentemente do software estatístico utilizado.
Saeb – O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é formado pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil. A Aneb é uma avaliação bianual que abrange, de forma amostral e censitária, escolas e alunos das redes públicas e privadas do País, em áreas urbanas e rurais, matriculados no quinto ano (quarta série) e nono ano (oitava série) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio regulares. Seu objetivo principal é avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira.
Já a Anresc, ou Prova Brasil, é uma avaliação censitária bianual envolvendo os alunos do quinto ano (quarta série) e nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular das escolas públicas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas anos/séries avaliados. Seu objetivo principal é avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas de ensino, fornecendo resultados para cada unidade escolar participante, bem como para as redes de ensino.
Acesse os microdados do Saeb 2015 aqui.
MEC"

Fonte: <http://www.jornaldaciencia.org.br/edicoes/?url=http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/13-microdados-do-sistema-de-avaliacao-sao-divulgados/ >

domingo, 27 de novembro de 2016

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE (CIFDPD)



Data: 14 a 16 de dezembro de 2016.

Local do Evento: Hotel Fazenda Mato Grosso. Fone:(65) 3315-1200/Cuiabá-MT.

CONTATOS: cifdpd@gmail.com /65 3613640/3613-6324



REALIZAÇÃO:


FINANCIAMENTO:

APOIO:


TRANSMUTARE - Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional DocenteCNPQ/Universidade Federal Tecnológica do Paraná - UFTPR

PPGECM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Unemat- Barra do Bugres

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (SEDUC-MT)/Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação Básica em parceria com o Grupo de Pesquisa Educação Políticas Públicas e Profissão Docente (EP3D/CNPq); Laboratório de Metodologia Científica (LMC/UNEMAT); Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT – Barra do Bugres) e o Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente Transmutare, do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), convidam Vossa Senhoria para participar do II CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE (CIFDPD), cujo objetivo é promover discussões críticas de modelos, políticas e ações formativas baseadas em investigações científicas e experiências profissionais da área de formação docente (inicial e contínua) e do desenvolvimento profissional docente e avaliação de desempenho, tanto na educação básica quanto no ensino superior; bem como, articular relações de intercâmbio entre Educação Básica e Superior no contexto nacional e internacional. Para alcançar esses objetivos contam com uma rede de pesquisadores nacionais e internacionais da área. O CIFDPD tem como público professores, gestores e técnicos da educação. Assim, vossa presença é de fundamental importância.

Programação do CIFDPD

14 de dezembro de 2016

8 h às 9 h – Credenciamento.

9 h – Mesa de abertura: autoridades: SEDUC-MT, UNEMAT, UFMT, IFMT, SECITEC, CEE.

10 h às 12 h - Conferência de Abertura:
Formação dos profissionais da educação básica: políticas, diretrizes e desafios. Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado - UFG/Conselho Nacional de Educação.

14 h as 17 h - Mesa Temática Internacional - Formação Docente: modelos e experiências I.

1 - De Doctores a Trabajadores. Cambios en el perfil docente en el Uruguay a lo largo del siglo XX.  Prof. Dr. Fernando Pesce Guarnaschelli. Universidad de la República.

2 -  Profesionalización y desarrollo profesional docente. Profª. Drª.  Gabriela Varela - (CFE-ANEP).

3 - Estratégias para a ampliação e consolidação da profissão docente: formação em serviço. Profª. Drª.  Monica Coronado – Universidad Nacional de Cuyo -  Argentina.


15 de dezembro de 2016

08 h às 12 h – Mesa Temática Estadual: Formação e desenvolvimento Profissional Docente em Mato Grosso.

1 - Formação e desenvolvimento profissional docente: perspectivas e desafios na internacionalização de currículos. 
Profª. Drª. Edna Lopes Hardoim – UFMT.

2 - Desenvolvimento Profissional na Educação Profissional e Tecnológica em Mato Grosso: o caso das Escolas Técnicas Estaduais de EPT. Profª. Drª. Marcia Helena de Moraes Souza – SECITEC.
3 - UNEMAT - Pesquisador a Confirmar;
4- Os Desafios da Formação de Professores na Rede Federal: o IFMT em pauta. Profª Drª Marilaine Alves Costa - IFMT;
5 – SINTEP -  Pesquisador a Confirmar;
6 – Profissionalização e Valorização Docente. Profª Drª Josete Maria Cangussu Ribeiro - ADUNEMAT.

14 h às 17 h -  Mesa Temática Internacional: Formação Docente: modelos e experiências II

1 - Formação Docente: modelos e experiências – I Modelos de formación docente en Uruguay: pasado y proyección futura. Prof. Dr. Fernando Pesce Guarnaschelli. Universidad de la República.

2 - Experiencias inovadoras em la formacion inicial de professores. Profª. Drª.  Gabriela Varela. Consejo de Formación en Educación - (CFE-ANEP).

3 - Desarrollo profesional docente y resignificación de la   educación continua: la experiencia   del   Programa de Educación Continua para el Magisterio. Profª. Drª.  María Gabriela Martini. Universidad de Chile.


16 de dezembro de 2016
8 h às 12 h – Mesa Temática Nacional:     Formação e desenvolvimento profissional docente.
1 - Desafios e trajetórias para o desenvolvimento profissional docente. Profª. Drª. Marielda Ferreira Pryjma – UFTPR.
2 - O desenvolvimento profissional docente: da base legal prescrita às práticas em construção. Prof. Dr. Oseias Santos de Oliveira – UFTPR.
3 - A realidade em diálogo com a dimensão política: elementos de uma formação emancipatória. Prof. Dr. Mauricio Fagundes – UFTPR.
4 - Desenvolvimento profissional em Curitiba - avanços e tropeços entre as políticas e as práticas de formação docente. Profª. Drª. Claudia Madruga Cunha – UFPR.

14 h as 17 h -   Reunião do Comitê Científico.

sábado, 4 de junho de 2016

Autenticidade de Textos com DOC x WEB

"Este é o sistema DOCxWEB, cujo objetivo é comparar o conteúdo de documentos com o conteúdo espalhado pela Web.
Esta ferramenta pode ser usada para verificação da autenticidade de documentos como monografias, artigos, trabalhos escolares, etc.
Para usar efetivamente o sistema, primeiramente você deve realizar o cadastro para depois efetuar o login. Após o login, use a opção 'Pesquisar' e cole o texto a ser verificado e salve a pesquisa. O sistema então irá disponibilizar as pesquisas gravadas na 'Lista de Pesquisas' para possibilitar o acompanhamento do processamento e visualização dos resultados." FONTE: DOCxWEB

1º FÓRUM DE DEBATES SOBRE METODOLOGIA, LEGISLAÇÃO E ÉTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNEMAT

O Fórum de Debates sobre Metodologia, Legislação e Ética da Produção Científica na Graduação e Pós-Graduação é um espaço de mobilização de e...